Capítulo 3
Termo 1
O presunçoso
Que o presunçoso se julga digno de grandes coisas, sendo indigno delas.
Que o presunçoso é excessivo com respeito a si mesmo, mas não com respeito ao magnânimo.
Que os presunçosos são insensatos e ignorantes de si mesmos, porque se julgam dignos de bens mais do que são dignos.
Termo 2
Os cães
Que os cães não se alegram com o odor das lebres, mas com o alimento que lhes é apresentado pelo odor.
Termo 3
As carnes
Que as carnes bem digeríveis e leves, como as das aves, são saudáveis.
Termo 4
Calipso
Que Calipso advertia isto: mantém a nau longe da fumaça e da onda.
Termo 5
As causas
Que as causas parecem ser quatro, a saber: a natureza, a necessidade, a fortuna e o intelecto.
Termo 6
O citarista
Que, assim como tocando cítara alguém se torna citarista, assim, praticando ações justas, torna-se justo, e assim das demais coisas.
Termo 7
O cego
Que ninguém censurará o cego por natureza, seja por enfermidade seja por golpe, mas antes terá compaixão dele; aquele, porém, que se tornou cego pela bebida do vinho ou por alguma outra incontinência, todos certamente o repreenderão.
Termo 8
Os glutões
Que se chamam glutões os que enchem o ventre além da necessidade e tomam para si acima da quantidade que lhes é devida; e tais homens são muito bestiais.
Termo 9
A clavícula
Que "clavícula" se diz de modo equívoco: a que está sob o pescoço do animal e aquela com que se fecham as portas.
Termo 10
O deleite do alimento
Que o deleite do alimento é comum e natural, proveniente da natureza comum, porque todo homem apetece o alimento quando tem fome, e o líquido quando tem sede, e às vezes ambos.
Termo 11
A causa
Que, se ninguém é causa para si daquilo que é fazer o mal, assim também não o é daquilo que é fazer o bem.
Termo 12
A concausa
Que somos concausas dos hábitos das virtudes.
Termo 13
Sobre as circunstâncias
Que não é mau tratar das circunstâncias.
Termo 14
Da comparação
Da comparação do meio com os extremos e dos extremos entre si.
Termo 15
Da concupiscência
Que a concupiscência e a ira não são causa do involuntário.
Que a concupiscência é deleitável e triste, mas a escolha não.
Que nas concupiscências naturais poucos erram.
Que algumas concupiscências são comuns e outras próprias.
Que não é louvável deixar de seguir as concupiscências fracas e não perversas.
Que a concupiscência parece ter o caráter de pai e de amigos.
Que as concupiscências das coisas boas são louváveis, mas as das coisas torpes são censuráveis.
Que as concupiscências venéreas causam loucuras.
Que a concupiscência, assim que algo deleitável lhe é anunciado pelo sentido ou pela razão, tende à fruição.
Termo 16
Conselho
Que ninguém toma conselho sobre as coisas eternas, por exemplo, se o mundo é eterno, e sobre o lado e a diagonal, nem sobre as coisas em movimento que se comportam sempre do mesmo modo.
Que o conselho versa sobre as coisas realizáveis que estão em nosso poder.
Que nenhum dos lacedemônios toma conselho sobre o modo como os citas melhor se conduziriam.
Que o conselho não versa sobre certas disciplinas, por exemplo, de que modo se deve escrever com as letras.
Que o conselho versa sobre aquilo que é feito por nós, mas não do mesmo modo, como na prática da medicina, do comércio e da navegação.
Que o conselho versa mais sobre a navegação do que sobre a ginástica.
Que o conselho versa mais sobre as artes mecânicas do que sobre as ciências, pois a respeito delas duvidamos mais.
Que o conselho versa sobre aquilo que na maioria das vezes é incerto, e cujo desfecho se ignora; e quanto menos certo é algo, tanto mais há conselho a seu respeito.
Que o conselho não versa sobre as coisas pequenas, mas sobre as grandes, nas quais desconfiamos de nós mesmos como não sendo suficientes para discernir.
Que o conselho não versa sobre o fim, mas sobre aquilo que conduz ao fim; assim, o médico não toma conselho sobre a saúde, mas sobre como curar; e dá outros exemplos.
Que o conselho versa sobre aquilo que conduz ao fim, de que maneira e de que modo, e se por muitos meios ou por um só, e por qual deles se chega ao fim mais facilmente e da melhor forma.
Que aquele que toma conselho parece resolver o posterior no anterior, à maneira de um diagrama.
Que todo conselho é uma investigação, mas não reciprocamente.
Que, se o último ponto no conselho for impossível de realizar, desistimos dele; mas, se for possível, começamos a agir.
Que, nos conselhos, às vezes se buscam os instrumentos, como quando alguém busca um navio, às vezes a necessidade deles; e assim também nos demais casos, às vezes por qual meio, de que modo e por que causa.
Que o conselho versa sobre as coisas realizáveis pelo homem, pois o homem é o princípio de suas operações.
Que o conselho não versa sobre os singulares que se manifestam ao sentido, por exemplo, se é este o pão de que necessitamos, pois, se houvesse conselho sobre tudo, ele prosseguiria quase ao infinito.
Que o objeto do conselho e o objeto da escolha são o mesmo, quando o objeto do conselho está determinado.
Que o conselho versa sobre o futuro e sobre as coisas contingentes.
Que ninguém toma conselho sobre aquilo que não pode de outro modo ser.
Que é preciso tomar conselho por muito tempo, mas executar rapidamente o que se decidiu em conselho.
Termo 17
O conselheiro
Que o bom conselheiro é aquele que, segundo o raciocínio, é capaz de conjecturar o melhor entre as coisas realizáveis pelo homem.
Termo 18
Certeza
Que não se deve buscar a mesma certeza em todos os modos das ciências.
Termo 19
A ciência política
Que compete à ciência política determinar quais disciplinas, dentre o seu número, cada um deve aprender.
Que a ciência política tem sob si as mais preciosas dentre as artes, a saber, a militar, a econômica e a retórica.
Que os cidadãos enfrentam perigos por causa das repreensões que provêm das leis.
Que a ciência política se serve de todas as outras, impondo-lhes o que se deve fazer e do que se deve abster.
Que a ciência política visa tornar os cidadãos bons e obedientes às leis.
Que se diz que agem politicamente aqueles que operam acerca dos particulares.
Termo 20
Convergência
Sobre a convergência do intelecto especulativo e do prático, porque ambos versam sobre os extremos, e não sobre a razão.
Termo 21
Contínuo
Que em todo contínuo divisível é possível tomar isto como maior, aquilo como menor, e este outro como igual.
Termo 22
O continente
Que o continente, quando opera, permanece na razão, e o incontinente dela se afasta.
Que o continente, sabendo que as concupiscências são más, não as segue por causa da razão, mas o incontinente é vencido pela paixão.
Que o continente permanece na razão e o incontinente dela se afasta.
Que se diz continente aquele que vence as paixões pelas quais muitos são vencidos.
Que o continente é o meio-termo entre dois, dos quais uns se deleitam mais do que é preciso, e outros menos.
Que o continente e o temperado são capazes, por hábito, de não abandonar a ordem da razão por causa das paixões corporais.
Que o continente tem muitíssimas concupiscências, mas não é levado por elas; o temperado, porém, não as tem nem se deleita nelas.
Termo 23
Continência
Que a continência não é uma virtude, mas algo misturado.
Que a continência e a perseverança parecem ser próprias dos virtuosos e louváveis.
Que a continência e a incontinência, a temperança e a intemperança, ditas absolutamente, versam apenas sobre as paixões humanas.
Que a continência é mais desejável do que a perseverança, assim como vencer é melhor do que apenas conter-se.
Que a continência, sendo o meio-termo, está entre o número dos virtuosos.
Que a continência e a incontinência versam sobre o que excede o hábito de muitos.
Termo 24
O comer carvões
Que o comer carvões e terra e o jazer com homens, tudo isso acontece por causa de uma natureza perniciosa e do costume, e a estes não pertence propriamente a continência, visto que não são por si deleitáveis à natureza humana.
Termo 25
A cinta da cípria
Que a cinta da cípria é variegada.
Termo 26
Costume
Que o costume é difícil, porquanto se assemelha à natureza. Donde: a meditação prolongada permanece e, quando chega ao perfeito, torna-se natureza nos homens.
Termo 27
O concupiscível
Que o concupiscível e o apetível participam de algum modo da razão.
Termo 28
Contemplação
Que a contemplação da sabedoria é amada unicamente por si mesma, porque dela nada resulta senão o contemplar; mas nas coisas operáveis buscamos algo diverso, que adquirimos pela obra.
Que o contemplativo é o mais feliz.
Que o contemplativo, operando segundo o intelecto, é o mais amado por Deus.